(14) 3245-7767 9 9830-0747 contato@vivaviagens.com.br

Como tirar boas fotos de si mesmo ao viajar sozinho?

As selfies vieram para ficar, mas há outros recursos que garantem belas imagens de quem viaja sem companhia

Quem nunca – viajando sozinho – passou por aquele momento em que daria tudo para ter alguém para tirar fotos suas? Atualmente, com tanta tecnologia, ficou fácil fazer lindos registros de si mesmo ao explorar o mundo sem companhia e, o melhor: sem cara de selfie. Use e abuse do timer do celular, do disparador em sequência, do “pau de selfie”, da GoPro… Abaixo, reunimos algumas dicas de recursos e equipamentos – além de truques – que serão úteis na hora dos clicks reunindo viajantes solitários e belas paisagens!

Temporizador

Essa é possivelmente uma das melhores maneiras de tirar fotos sozinho, seja no celular ou na câmera. Hoje em dia, quase todos os aparelhos possuem a função “timer”. Ele irá permitir posicionar o equipamento em um tripé ou um pau de selfie, escolher o intervalo (que pode ser de até 10 segundos) e fazer fotos que realçam a paisagem ao fundo. No caso de câmera, tenha o cuidado de não apoiá-la em falso para evitar quedas ao apertar o botão. Uma alternativa ao temporizador, no caso do celular e da GoPro, é o controle remoto – ele ajuda a controlar a câmera sem ter que tocar no equipamento.

Disparo contínuo

O disparo contínuo, encontrado em muitos celulares e câmeras, permitem tirar várias fotos em sequência, garantindo fotos em movimento e mais naturais. Uma das câmeras mais indicadas para esse tipo de imagem é a GoPro, uma vez que é pequena, à prova d´agua e costuma vir com suportes que ajudam na hora de apoiar a câmera em algum lugar. Assim, fica mais fácil captar diversas fotos de uma ação como caminhar, nadar, andar de bicicleta, contemplar uma paisagem…

Pau de selfie & Tripé

O acessório, que caiu no gosto de viajantes solitários ou não, costuma ser uma mão na roda. No caso de ser usado com celular, antes da compra, é preciso ficar atento à estabilidade – dependendo do peso do aparelho, ele pode cair. Para os adeptos da GoPro, a dica é o bastão flutuante, que além de flutuar e garantir ótimas imagens subaquáticas, tem boa extensão para selfies. Outra opção é o tripé – há vários modelos no mercado e alguns são bem pequenos, maleáveis e grudam em qualquer superfície.

GoPro

Pequena, à prova d´agua e com um campo de visão maior que equipamentos comuns, a câmera é ideal para quem viaja sozinho – em especial, para os ecoturistas. Os muitos acessórios garantem fazer ótimas selfies. O adesivo, por exemplo, é perfeito para imagens a partir de um capacete, de uma bicicleta, de uma prancha de surf ou do interior de um carro. Por não ter flash, não é indicada para fotos à noite.

Ângulos diferentes & Enquadramento

Pesquise perfis de fotógrafos profissionais nas redes sociais para ter mais ideias e variar suas fotos. Uma vez no cenário escolhido, analise o que quer captar e calcule o lugar onde a câmera ficará apoiada. É importante escolher o melhor recorte para aquela paisagem ou atração: se a foto for, por exemplo, do Cristo Redentor, não dá para deixá-lo pela metade, certo!

Vídeos & Frames

Gravar vídeos também é uma ótima maneira de tirar fotos quando se viaja sozinho. Escolha um momento da gravação e tire um frame. No caso da GoPro, ela oferece o modo vídeo + foto, tirando fotografias de 5 em 5 segundos, sem parar o vídeo.

De olho na luz

De manhã e à tardinha são os horários que oferecem as melhores luzes para fotografar. No caso de o sol já estar alto, lembre-se sempre de ter a luz contra você. Prefira sempre a luz natural (o flash pode “estourar” a imagem) e evite sombras no seu rosto.

Cartão de memória

Fotos em modo contínuo e vídeos costumam ser pesados e enchem rapidamente a memória do celular. Aposte em um cartão de memória grande para usar na máquina e na GoPro. Isso evita imprevistos e também ter que descarregar a câmera várias vezes durante a viagem.

Peça ajuda para outros viajantes

Ofereça para tirar fotos de casais ou viajantes solitários. Certamente, eles irão retribuir a gentileza. Para que a imagem saia do jeito que você planeja, posicione seu equipamento e diga qual o enquadramento prefere, facilitando a vida do “fotógrafo”.

Responder