(14) 3245-7767 9 9830-0747 contato@vivaviagens.com.br

Login

Registrar

Depois de criar uma conta, você poderá acompanhar seu status de pagamento, acompanhar a confirmação e você também pode avaliar o passeio depois de terminar a turnê.
Usuário*
Senha*
Confirmar Senha*
Primeiro Nome*
Último Nome*
Email*
Telefone*
País*
* A criação de uma conta significa que você está bem com nossos Termos de Serviço e Declaração de Privacidade .

Já é um membro?

Login
(14) 3245-7767 9 9830-0747 contato@vivaviagens.com.br

Login

Registrar

Depois de criar uma conta, você poderá acompanhar seu status de pagamento, acompanhar a confirmação e você também pode avaliar o passeio depois de terminar a turnê.
Usuário*
Senha*
Confirmar Senha*
Primeiro Nome*
Último Nome*
Email*
Telefone*
País*
* A criação de uma conta significa que você está bem com nossos Termos de Serviço e Declaração de Privacidade .

Já é um membro?

Login

Dicas para a primeira viagem de avião

Bom, vamos ao que interessa! As dicas estão organizadas mais ou menos na ordem de uma viagem.

Onde comprar as passagens aéreas?

Você pode comprar diretamente no site das companhias aéreas, pode comprar também em agências de turismo online ou em lojas físicas.

Onde encontro passagens aéreas mais baratas?

Acompanhe a Viva Viagens, que você terá dicas de onde conseguir os melhores preços. ????

Que documentos preciso para viajar?

Se você é adulto e é um voo doméstico(nacional) ou para a América do Sul, basta um carteira de identidade. No momento da compra você é informado de outros documentos aceitos. Para voos internacionais, você pode precisar do passaporte e até do visto, se for o caso.

Qual a diferença de escala para conexão?

Quando você for comprar sua passagem aérea certamente terá várias de opções de voo, sendo alguns direto, outros com escala e outros com conexão.

O voo direto significa que o avião decola na cidade de origem e só para na cidade de destino.
No caso do voo com escala, significa que você irá no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião irá parar em uma ou mais cidades durante o percurso.
Já o voo com conexão significa que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez.

Não tem passagem?

Quem está acostumado a viajar de ônibus vai estranhar o fato de não existir uma passagem, mas sim uma reserva, com um código localizador. Se quiser, você pode imprimir essa reserva com o número, mas não é necessário: com sua identidade ou passaporte você embarca!

O que fazer quando chegar ao aeroporto?

Chegando ao aeroporto você irá procurar o balcão da companhia aérea em que você irá viajar e entrar na fila do “check-in” do seu voo. O check-in nada mais é do que a confirmação de que você está lá e vai fazer a viagem. Ele também pode ser feito pela internet ou nos totens no aeroporto.

Quanto tempo antes preciso chegar no aeroporto?

Se o seu voo é nacional, você precisa fazer o check-in pelo menos uma hora antes. Se for para outro país o prazo é maior: chegue pelo menos duas horas antes do horário de embarque! O recomendado é não deixar para a última hora e evitar stress desnecessário!

E quanto às bagagens?

Na hora do check-in, além de confirmar que vai mesmo fazer a viagem, você vai despachar as bagagens, ou seja, entregar as malas maiores, que serão transportadas no porão do avião. Você tem direito a levar uma mala, mochila ou bolsa de mão com você na cabine do avião.

Quantas malas eu posso levar?

Na mão você pode levar até 5kg e desde que comprimento+largura+altura não seja superior a 115cm.
Você pode despachar até duas malas com peso total de no máximo 21kg (32 kg em voos internacionais) . Se passar disso, prepare-se para pagar um valor não muito barato. Veja tudo sobre bagagens neste post especial.

O que é cartão de embarque?

No momento do check-in o funcionário da companhia aérea vai te entregar seu cartão de embarque. Esse sim, tem cara de “passagem”, com algumas informações importantes: o número e horário do seu voo, o portão onde você deve embarcar e o horário da decolagem. Confira se seu nome e número de documento estão corretos.

Como fico sabendo a hora que devo embarcar?

Na hora do check-in eles vão te informar. Além disso, nos aeroportos há sempre uns televisores mostrando os vôos com algumas informações como: hora do embarque e qual o portão de embarque. Vá para a sala de embarque, passe pelo raio-x e e dirija ao portão do seu voo para aguardar a hora de embarcar. Se o voo for internacional, você pode dar uma olhadinha no free shop, mas é melhor deixar as compras para a volta!

Como sei onde está o avião em que eu vou?

No seu cartão de embarque está escrito qual será o portão/gate. Quando você for chamado para embarcar basta localizar onde é esse portão de embarque. Sempre há muitas placas informando.

Chegou a hora do embarque!

Finalmente está chegando a hora de entrar no avião. Um pouco antes de começar o embarque, os funcionários vão explicar como será feito – muitas vezes depende das fileiras, com as do fundo embarcando antes. Antes de embarcar, o funcionário vai conferir seu cartão de embarque e seu documento. No avião, identifique seu assento: o número significa a fileira e a letra a posição da poltrona. Guarde sua bagagem no compartimento sobre a poltrona e se acomode.

Vamos voar!

Agora é só relaxar e aproveitar o voo! A comissária passará as informações de segurança, que também podem ser exibidas em vídeo. Depois o avião parte para a decolagem, que é o momento mais tenso para quem nunca voou. Depois que o avião sobe, fica tudo tranquilo. Nem parece que estamos voando! Mas tem umas trepidações chatinhas, chamadas turbulências. Elas podem chacoalhar a aeronave, mas fique tranquilo: os aviões são projetados para passar por elas tranquilamente. Mantenha seu cinto afivelado que logo ela passa!

E quando o avião chega ao destino o que eu faço?

Não tem segredo, basta seguir o povo! ???? Você será direcionado ao local onde irá pegar suas malas. Em geral é um esteira que fica passando com as malas. Basta pegar a sua, conferir o nome na etiqueta (existem malas iguais!) e sair. Se este é o seu destino, a viagem terminou!

Como funcionam as conexões?

Quando você for fazer uma viagem com conexão você precisará trocar de avião mas a bagagem que você despachou será transferida “automaticamente” entre os aviões. Você não precisa se preocupar com ela. Quando o avião chegar na cidade onde você fará a conexão, os comissários irão avisar para você desembarcar. Ao descer do avião terão placas ou funcionários orientando o que devem fazer os passageiros “em transito” para tal cidade. Se a conexão for demorada você pode até sair do aeroporto e dar uma volta pela cidade. Acompanhando nos monitores espalhados pelo aeroporto você saberá onde e quando deve embarcar.

É verdade que dá vontade de vomitar?

Isso acontece mais em aviões pequenos. Nesse aviões maiores, utilizados pelas principais companhias aéreas brasileiras são raros os casos de enjoo, mas se acontecer terá um saquinho bem na sua frente para embalar o vômito. Saiba mais sobre viagens e saúde neste post especial.
Outros avisos:
– É comum o piloto falar “afivelem os cintos pois iremos passar por uma forte turbulência”. Isso não é o mesmo que falar “o avião vai cair” ???? é apenas para aumentar sua segurança.
– É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar “meio surdo”, para melhorar tente simular um bocejos ou masque um chiclete – o movimento de mastigar ajuda a destapar.
– Evite sentar de pernas cruzadas, você deve ficar várias horas sentado e é melhor favorecer a circulação.
– No avião costuma fazer frio, especialmente em voos noturnos, então vá preparado. Geralmente você pode controlar a saída de ar condicionado para regular a temperatura.